segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Museu acolhe “Exposição de Caricaturas de Abel Salazar” – inauguração sexta, 28

A figura ímpar de Abel Salazar – como cientista, pedagogo, artista, cidadão e filósofo – está normalmente associada a uma personalidade austera, sorumbática, distante. Os tons escuros da sua pintura na última fase da vida, os auto-retratos, o internamento psiquiátrico durante cerca de quatro anos e a sua actividade como investigador, contribuíram, certamente, para fundamentar este estereótipo.

No entanto, sabe-se, através de variadíssimos depoimentos, do humor fino e sensível, bem como da delicadeza de trato. Um dos seus amigos escreveu: “Quem não privasse de perto com Abel Salazar julgá‑lo‑ia à conta do seu aspecto fechado, carregado, um homem seco, duro, avesso a jovialidades. No trato íntimo, porém, Salazar era outro: – irradiava gentileza, afabilidade, prestabilidade, a todos atendendo e servindo, sem afectação ou prosápia.” As caricaturas e sobretudo as cartas dirigidas aos seus amigos, onde o texto e intercalado com desenhos que o (des)articulam, vem confirmar a imaginação e frescura da sua ironia por vezes cáustica.

Esta exposição vem assim tentar colmatar uma lacuna que, mais de quatro décadas passadas, não sofreu alteração.

Os trabalhos expostos repõem o fulgor desta sua faceta, tão pouco conhecida, através da interpretação psicológica dos condiscípulos, médicos, amigos e professores, com pequenos traços a exagerar a aparência física permitindo identificar personagens que por vezes se apresentam até de costas voltadas para o observador.

“(Silêncio!) Vamos Falar De Ruído”

27/01/2011 - 21h Inauguração da Exposição "Silêncio! Vamos falar de ruído".

A Drª Sofia Santos Patrício é a oradora convidada, que irá proferir a palestra "O ruído submarino e seus efeitos na fauna marinha". É Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, tendo iniciado a sua actividade no Wave Energy Center em 2005, na área de licenciamento e avaliação de impactes ambientais.
É responsável pela execução e gestão das actividades do projecto WEAM, de monitorização acústica submarina de dispositivos de energia das ondas.

A exposição "Silêncio! Vamos falar de ruído" estará patente ao público no CMIA de Vila do Conde, entre 27 de Janeiro e 6 de Maio, no seu horário habitual (dias úteis, entre as 10h/12h30 e as 14h/18h). A presente exposição aborda, em 22 painéis, as consequências do ruído sobre o aparelho auditivo e sobre o organismo em geral, sendo descritos alguns efeitos psicológicos e fisiológicos, e ainda as consequências do ruído sobre os animais. São também apresentadas medidas de minimização e prevenção para a exposição ao ruído de carácter geral e carácter individual.

A exposição inclui ainda a mostra equipamentos medição de ruído e de protecção auditiva.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

First Conception

THE FIRST CONCEPTION
23.01
DOM
17H00
Fnac Viseu

26.01
QUA
18H00
Fnac Stª. Catarina

26.01
QUA
22H00
Fnac NorteShopping

Os First Conception estrearam-se em 2008 como um projecto musical que integra os dois membros fundadores - Tom Conway (viola acústica) e Rogério Ferreira (bateria, percussão, glockenspiel). O estilo é instrumental livre semi-acústico, inclui orientações musicais como a música medieval e tradicional europeia, o folk, a música étnica e o jazz.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Agenda Cultural JAN - MAR 2011

Musica

Deolinda
     Depois de esgotarem ininterruptamente todos os auditórios por onde passaram nos últimos 2 anos, após terem actuado em míticas salas e importantes festivais de 20 países e no momento que saboreiam uma nomeação para “Best Portuguese Act” dos MTV European Awards, os Deolinda preparam-se para subir ao palco pela primeira vez no Coliseu do Porto dia 22 de Janeiro!
Local: Coliseu do Porto
Horário: 21:30h
Município: Porto
Promotor: Coliseu do Porto
Temática: Música
Início:
2011-01-22
Fim:
2011-01-22






As Palavras na Barriga
A ópera infantil “As palavras na barriga” baseia-se no livro “O menino que guardava as palavras na barriga”, de Juva Batella, escritor brasileiro residente em Portugal, editado pela Editora Girafinha. A ópera conta com três personagens crianças e coro infantil. ‘As palavras na barriga’ é uma alegoria ao prazer da linguagem escrita, falada, cantada e dançada. O coro canta a alegria de se expressar e de vivermos uns com os outros, partilhando imaginário.
Local: Teatro Municipal de Vila do Conde - Sala 1
Horário: 16:00h
Município: Vila do Conde
Promotor: Vila do Conde
Temática: Música
Início:
2011-01-23
Fim:
2011-01-23



Quarteto António Pinho Vargas
Trinta anos passaram sobre o surgimento do Quarteto de António Pinho Vargas, um grupo crucial da história do jazz português. Entre 1983 e 89 gravaram quatro álbuns que marcaram definitivamente uma época, mantendo sempre como base da formação os mesmos quatro músicos.
Local: Casa da Música - Sala Suggia
Horário: 22:00
Município: Porto
Ficha Técnica: QUARTETO ANTÓNIO PINHO VARGAS - António Pinho Vargas, piano; José Nogueira, saxofone; Pedro Barreiros, contrabaixo; Mário Barreiros, bateria
Promotor: Casa da Música
Temática: Música
Início:
2011-03-04
Fim:
2011-03-04

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

The Cage - Concerto por Nuno Pinto de Carvalho

Póvoa de Varzim, 06.01.2011 - No dia 14 de Janeiro, sexta-feira, às 22h00, o Auditório Municipal será palco de um Concerto com Didgeridoo & Sampler por Nuno Pinto de Carvalho.
Nuno Pinto de Carvalho
Intitulado “The Cage”, o espectáculo é uma primeira abordagem, mais rítmica, ao álbum “War Waves” baseado em solos de Didgeridoo, do mesmo autor. Neste álbum a sonoridade do didgeridoo é explorada tanto na parte do “drone”, mais tradicional, como na parte mais rítmica.
Neste projecto “live” pretende-se valorizar ainda mais a componente rítmica do didgeridoo, de modo a ser usado quase como um instrumento de percussão. Com este tipo de abordagem, dependendo dos vários tamanhos do didgeridoo que vão ser tocados (de 1, 2 e 3 metros), é possível obter sons que se assemelham aos de um tambor, assim como outros sons menos vulgares.
Ao longo deste concerto vão ser reproduzidos sons de vários outros instrumentos, como por exemplo: congas, djembé, pan-drum, udu utar, chudaiko e outros que complementam de certa forma o didgeridoo, oferecendo assim uma base mais sólida e um espaço maior para a improvisação.
Os bilhetes custam dois didges e podem ser adquiridos no Auditório Municipal, no próprio dia do espectáculo, a partir das 21h00.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Trabalho 2º Periodo

Neste 2º periodo vamos proceder a realização de um documentário sobre o Teatro Em Portugal.
Vamos reunir artistas como Oscar Branco , companhias de Teatro etc.
Bom Inicio de Aulas ..